Nova regra para renda fixa livre de IR cria alternativa para bater o CDI

Os títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda (IR) passaram por reformulações em fevereiro que devem estimular o mercado de debêntures incentivadas ao longo de 2024.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou duas novas resoluções que dificultaram novas emissões de LCIs, LCAs, LIGs, CRIs e CRAs.

A mudança consolidou a tendência de redução de prêmios de curto prazo de crédito privado e reforçou a característica de longo prazo desses papéis.

Com o governo fechando as portas para esses produtos, num cenário de mesma demanda, o reflexo é sentido nos preços, inclusive de outros produtos isentos de IR, como as debêntures incentivadas.

Em resumo, o investidor que segura por um longo prazo um título de crédito privado pode realizar ganhos extras no caso de oscilação do mercado, apesar de a redução de juros e a nova legislação reduzirem a margem de marcação.

Para quem pensa no longo prazo, este mercado oferece opções de títulos pagando um IPCA + 6%. "Isso é muito bom para compor uma carteira de aposentadoria cujo objetivo é ter IPCA+ 4% na perpetuidade", diz Godoy da Apen Capital.

Confira mais sobre o assunto na matéria completa do E-Investidor.

Saiba mais