A partir de 1º de janeiro de 2025, os motoristas brasileiros terão que se adaptar a um novo cenário nas ruas, para evitar multas. Isso porque duas leis de trânsito foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Confira as leis:
Uma das principais novidades é a exigência de um exame prático e teórico para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que antes era restrita a motoristas iniciantes, agora se estende a todos os condutores, independentemente do tempo de habilitação.
A justificativa do Contran é simples: garantir que os condutores estejam aptos a lidar com as novas situações no trânsito e com as atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A outra alteração nas leis de trânsito diz respeito aos retrovisores dos veículos. A partir de 2025, os retrovisores danificados ou em condições inadequadas serão considerados uma infração grave, sujeita a multa e perda de pontos na CNH.
Quem for flagrado conduzindo veículos com retrovisores avariados poderá ser multado em R$ 195,23, além de receber cinco pontos na CNH.
Especialistas recomendam que os motoristas já comecem a se preparar para as mudanças. Atualizar conhecimentos sobre as regras de trânsito e manter a manutenção do veículo em dia serão medidas indispensáveis para evitar gastos com multas.
O Senado Federal aprovou um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas em diferentes situações, ampliando a exigência até mesmo para aqueles que estão tirando a primeira CNH. Veja mais na matéria do E-Investidor.