No início de fevereiro, o Banco Central (BC) abriu a Consulta Pública 117/2025, que proíbe instituições que não sejam, de fato, bancos que utilizam termos como “bank” ou “banco” em suas marcas.
Se aprovada, a medida pode obrigar fintechs como o Nubank a mudar de nome. A Nu, que atua sem licença de banco, já soma mais de 114 milhões de clientes.
Caso o projeto vá pra frente, o roxinho terá dois caminhos: ou buscar uma licença mais robusta para utilizar o termo “bank” (banco em inglês) ou trocar seu nome. Confira os impactos caso a instituição troque seu famoso nome Nubank:
O Nubank já é uma fintech consolidada no Brasil, com milhões de clientes brasileiros. Caso mude de nome, os consumidores devem questionar a confiabilidade do Nubank de ser um banco seguro de crédito.
O Nubank pode enfrentar custos significativos de adequação, incluindo alterações em materiais de marketing, aplicativos, sites e toda a comunicação com clientes.
Além de reestruturar toda a sua comunicação em sites e aplicativos, a Nu terá que arcar com os custos de mais de 114 milhões de cartões novos e atualizados para seus clientes.