A indústria automotiva brasileira acaba de receber um reforço que promete aliviar o bolso dos motoristas. A novidade surge em um momento importante no setor, pressionado pelas normas ambientais mais severas do Proconve L8, em vigor desde janeiro de 2025.
Um novo lubrificante para motores, especialmente projetado para veículos híbridos e com motores 1.0 turbo, chega ao mercado nacional com a promessa de reduzir o consumo de combustível e prolongar a vida útil dos motores, aspectos que podem gerar uma grande economia a longo prazo.
Desenvolvido para atender às características específicas do clima, do combustível e do padrão de direção dos brasileiros, o novo óleo foi formulado conforme os requisitos internacionais API SQ e ILSAC GF-7 — referências em desempenho e sustentabilidade no segmento.
Segundo estudos realizados pela empresa, a nova formulação pode diminuir em até 5% o consumo de gasolina ou etanol. Para o consumidor final, isso significa economias importantes no contexto de sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.
Além disso, testes laboratoriais indicam que o produto oferece até 70% mais proteção contra corrosão do que versões anteriores, colaborando para maior durabilidade dos motores e, consequentemente, reduzindo custos com manutenção corretiva.
A nova geração de lubrificantes também responde a problemas técnicos relevantes, como a pré-ignição em baixa rotação — conhecida como “batida de pino” — que afeta motores de alta compressão, como os 1.0 turbo.