Atualmente, o Brasil está passando por uma transformação no sistema de identificação civil com a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O documento chega com o objetivo de unificar registros, trazer mais segurança e facilitar o acesso a serviços públicos e privados em todo o território nacional.
De acordo com o próprio site oficial do Gov, uma das principais novidades da CIN é a substituição do tradicional número do RG pelo CPF como identificador único do cidadão. Isso significa que, independentemente do estado onde você irá emitir o documento, o número de identificação será sempre o mesmo.
Para aumentar ainda mais a segurança do cidadão, a nova carteira conta com um QR Code que pode ser escaneado para validar a autenticidade do documento. Além disso, o Governo lançou um aplicativo oficial para leitura e confirmação desse código.
A legislação brasileira garante que a primeira emissão da nova CIN em papel seja gratuita. Isso assegura que todos os cidadãos possam ter acesso ao novo documento sem custos, facilitando e tornando mais rápida a emissão.
Para obter a CIN, o cidadão deve procurar os Institutos de Identificação dos Estados, após isso, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento, além do número do CPF atualizado. A emissão está sendo feita gradualmente em todo o país.