As ações das big techs dos Estados Unidos amanheceram com uma surpresa negativa: depois de dominarem o boom de inteligência artificial (IA) nos últimos anos, ganharam uma concorrente da China.
A startup chinesa Deep Seek acaba de lançar um novo modelo de IA e está balançando os mercados globais, especialmente entre as ações de tecnologia.
A IA da DeepSeek é um chatbot comparável aos modelos OpenIA ou até superior em algumas performances, utilizando chips menos avançados.
Desde o lançamento, os modelos R1 e V3 conquistaram uma onda de consumidores que levaram a DeepSeek ao topo da Apple App Store no fim de semana, além de alcançarem o topo em rankings de chatbots IA.
Especialistas explicam que a notícia é inesperada e gera um movimento tradicional de reação a curto prazo, especialmente em um momento em que muitas das ações das big techs se encontram perto das máximas.
Ainda assim, é cedo para dizer concretamente qual o potencial impacto da nova IA chinesa no mercado de tecnologia. Veja mais detalhes sobre a nova ferramenta no link abaixo.