Você deixou de pagar o INSS em algum período? Então, talvez já tenha esbarrado na sigla SAL e se perguntado o que isso significa. Calma, você não está sozinho.
Conforme o Governo Federal, o SAL, sigla para Sistema de Acréscimos Legais, é uma ferramenta utilizada pelo INSS para calcular e corrigir as contribuições previdenciárias devidas, tanto em dia quanto em atraso.
O objetivo do SAL é garantir que os recursos da Previdência não sofram perdas com o passar do tempo, preservando o poder de compra das contribuições.
Esse sistema é utilizado por pessoas físicas e jurídicas, como contribuintes individuais (autônomos, empregadores domésticos), empresas e órgãos públicos, assegurando que todos paguem corretamente os valores devidos, inclusive os acréscimos legais quando houver atraso.
Se você precisa acertar contribuições em atraso, vai precisar lidar com o SAL. E a boa notícia é que o processo pode ser feito de forma on-line. O INSS disponibiliza uma ferramenta específica para isso.
Ignorar esse sistema pode significar prejuízo ou dificuldades na hora de obter benefícios no futuro. Além disso, deixar de pagar os acréscimos pode impedir a regularização da sua situação com o INSS.