O que é um IPO?

Muita gente fala tanto dessas três letrinhas, há sempre um grande barulho sobre elas, mas, afinal, o que é um IPO?

IPO (pronuncia-se ai-pi-ou) é a sigla para initial public offer, ou, em bom português, oferta inicial pública.

Não ajudou muito, não é mesmo? Mas vamos descomplicar!

O IPO é a primeira oferta pública de ações de uma determinada empresa que assim passa a ter suas ações publicamente negociadas na bolsa de valores.

Se uma empresa antes tinha um número limitado de sócios, agora terá milhares de novos acionistas, tornando-se uma sociedade anônima.

E por que as empresas fazem isso?

Dentre os principais motivos estão captar recursos para expandir os negócios, investir em aquisições de concorrentes e empresas em expansão ou pagar dívidas.

Essas empresas contratam bancos que calcularão o valor potencial da ação no dia de estreia na bolsa. Além disso, elas devem apresentar uma série de informações às autoridades reguladoras (CVM e SEC, por exemplo) e à bolsa de valores em si (B3, Nasdaq, NYSE, etc) para receber sinal verde para prosseguir.

Entre outros requisitos, é necessária a formação de um conselho de administração e ter suas demonstrações financeiras auditadas.

Com o aval final, uma data de estreia é marcada e os potenciais investidores poderão fazer pedidos de reservas de ações junto às suas corretoras

Mas muitas companhias desistem de seus IPOs no meio do caminho. Os motivos podem ser valuations abaixo do esperado, problemas nas informações ou mercado volátil, entre outros.

E vale a pena investir em uma empresa que faz um IPO?

Depende dos fundamentos, do seu potencial de crescimento e da estratégia de seus gestores. Há empresas que são boas apostas, enquanto que outras apresentam maiores riscos.