O que esperar dos dividendos do Banco do Brasil (BBSA3)?

As estimativas para os próximos dividendos do Banco do Brasil (BBAS3) estão sendo revisadas para baixo em meio ao pessimismo do mercado com os resultados do 2º trimestre, que serão divulgados em agosto pela estatal.

Com o fiasco do último balanço, devido ao aumento do provisionamento (reserva financeira para cobrir futuros calotes) para o agronegócio, o mercado espera uma redução substancial nas próximas remunerações aos acionistas.

Para o Safra, o problema deve resultar em um dividend yield (DY) de 6,2% em 2025, percentual bem abaixo dos 12,3% de 2024. A estimativa reflete a queda de 51,1% no lucro líquido do banco, esperado para o balanço do segundo trimestre deste ano.

O Itaú BBA tem uma projeção similar. A instituição financeira reduziu o payout (percentual do lucro destinado para proventos) de dividendos do BB para 30%, o que resultaria em um dividend yield de 6%.

A próxima remuneração está prevista para ser anunciada no dia 13 de agosto, na mesma data em que o BB divulga os seus resultados dos meses de abril a junho.

A Genial Investimentos espera uma distribuição de R$ 2,3 bilhões em dividendos. Já a Monte Bravo calcula um pagamento na ordem de R$ 1,5 bilhão em dividendos após cortar sua projeção em 30%.

Saiba mais