O que faz um agente autônomo de investimentos (AAI)?
O agente autônomo de investimentos (AAI) é um profissional que assessora o investidor a procurar os melhores ativos para sua carteira, formando uma ponte com uma corretora de valores.
Além de captar clientes, o AAI oferece-lhes informações sobre produtos e conceitos financeiros, estratégias de risco e diversificação de carteiras.
Outras funções dos AAIs são receber e transmitir ordens de negociação e acompanhar a performance dos investimentos, sugerindo ajustes pontuais nos portfólios dos clientes.
A CVM regula a atividade dos AAIs, que devem ser certificados através do exame da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).
Há dois modelos de remuneração aos AAI, uma delas baseada em comissões por produto distribuído, o que pode gerar conflito de interesses – principalmente quando a do assessor se sobressai à do cliente.
Confusa para os investidores, essa questão sobre a transparência em relação à remuneração dos AAI pode estar para mudar. Entenda na matéria.