Quem começa a investir no mercado de ações provavelmente vai se deparar com nomes como o Bovespa. Por isso, é fundamental compreender o seu papel no mundo financeiro para interpretar corretamente as informações do mercado.
A sigla Bovespa fazia referência à antiga Bolsa de Valores de São Paulo, a atual B3, uma das instituições mais importantes do sistema financeiro brasileiro até meados dos anos 2000.
O nome remete à Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, criada em 1890 com o nome de Bolsa Livre. Ela foi fechada em 1891, reaberta em 1895 e batizada de Bovespa em 1935.
Ela foi durante muito tempo o centro das negociações de ações no país. No entanto, após sucessivas fusões com outras instituições financeiras, o nome Bovespa deixou de ser oficial – embora ainda seja usado informalmente por muitos investidores e analistas.
Em suma, o Bovespa foi a antiga bolsa de São Paulo, enquanto o Ibovespa é o principal índice de desempenho das ações negociadas na atual B3. Ou seja, um era a instituição e o outro continua sendo um indicador do mercado.
O Ibovespa serve como referência para investidores acompanharem o comportamento do mercado. Quando o Ibovespa sobe, geralmente isso reflete otimismo. Quando cai, indica cautela ou retração.