As criptomoedas são moedas virtuais, protegidas por códigos criptográficos que precisam ser validados a cada transação ou emissão através das blockchains, garantindo sua segurança.
Ao contrário das moedas tradicionais (dólar, libra, euro – emitidas por Bancos Centrais), as criptos são projetos independentes. O bitcoin foi criado por uma pessoa (ou grupo) conhecido apenas como “Satoshi Nakamoto”.
Há muitas motivações por trás da criação de uma criptomoeda: criar formas de pagamento seguras fora do sistema financeiro tradicional, armazenar valores e testar novas tecnologias, por exemplo.
A posse de criptos como bitcoin são relativamente seguras por conta da blockchain, um sistema de criptografia muito robusto. Porém, todo cuidado é pouco com senhas e transações. Além disso…
Entre a quebra da exchange FTX, o colapso do sistema Terra-Luna e a disparada do bitcoin, as criptomoedas hoje são parte definitiva do mundo financeiro. Regulamentação, moedas oficiais e o apoio de governos e entidades ditarão seu futuro.