Os famosos dividendos são uma parcela do lucro líquido de uma empresa que são distribuídos periodicamente aos seus acionistas, proporcionais ao número de ações que ele tem, como forma de remuneração.
No Brasil, a Lei das S/As regulamenta que as empresas listadas na Bolsa de Valores devem distribuir um percentual de seus lucros, de acordo com o registrado no estatuto social da empresa.
O Conselho de Administração da companhia verifica se a empresa obteve lucro ao longo do exercício para distribuir uma parte aos acionistas. No pagamento, cada acionista recebe um valor proporcional ao tipo de ação (preferencial ou ordinária) e à quantidade que detém.
O dividend yield é um indicador, expresso como porcentagem, que mede a taxa de retorno de uma ação na forma de dividendos, e é utilizado para verificar se o provento é atrativo ou não em relação ao preço do papel.
Além do valor de dividendos variar, a periodicidade de pagamento também pode mudar de empresa para empresa, podendo ser mensal, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.