Imagine que você acabou de fazer uma transferência via Pix e percebeu um erro, seja por ter enviado o valor para a conta errada ou pelo valor incorreto. Embora as transferências feitas por Pix sejam operações normalmente irreversíveis, existem algumas estratégias que podem ajudar na recuperação do valor.
Poucos conhecem essa técnica, mas fazer um Pix agendado pode ser uma ótima maneira de proteger seu dinheiro. Isso porque a ferramenta permite agendar a transferência para uma data futura, sendo possível realizar o cancelamento da transição de maneira simples antes que ela aconteça.
Se a transação ocorreu recentemente ou se há indícios de fraude, existem duas alternativas para tentar recuperar o dinheiro. Conheça mais sobre cada uma:
Caso o destinatário seja conhecido, a forma mais prática de recuperação é entrar em contato diretamente e solicitar a devolução.
Se o destinatário não for conhecido ou a devolução não for feita voluntariamente, você pode solicitar ao banco que entre em contato com a outra parte. Em alguns casos, o banco pode ajudar a intermediar a devolução. Para valores altos ou situações de fraude, pode ser necessário recorrer a processos judiciais.