O que é a Opep+ e tudo o que você precisa saber sobre o aumento do petróleo
Organização cortou produção da commodity em meio a inflação e crise energética
Organização cortou produção da commodity em meio a inflação e crise energética
O preço do barril do petróleo tipo Brent para junho foi para quase US$ 85, um salto de 6,28%.
Com as economias de EUA e Europa em desaceleração e mesmo à beira da recessão, haveria uma diminuição na demanda por commodities como o petróleo (tal como ocorreu no início da pandemia). Um paralelo semelhante é o recente baixo apetite chinês pelo minério de ferro.
BCs do mundo inteiro estão às voltas no combate à inflação, com juros em níveis recordes. Lembremos que parte do aumento de preços se deve exatamente ao corte de gás e petróleo da Rússia por conta da guerra na Ucrânia. O efeito da decisão da Opep não deve ser imediata, mas será certamente monitorada de perto.
E antes que os mais animados comemorem a força do 'terceiro mundo' contra os imperialistas, a cada aumento do petróleo há um ajuste nos preços de gasolina e diesel e daí para fretes, transporte público, etc.
Prova desse ‘novo’ poder foi o IPO da petroleira Saudi Aramco em dezembro de 2019, o maior da história, ultrapassando o do Alibaba.
O Brent é um tipo de petróleo leve, originalmente extraído do campo Brent (um tipo de ganso) no Mar do Norte. Já o WTI (West Texas Intermediate) é ainda mais leve e cotado um pouco abaixo do Brent e, por ser uma referência de características físico-químicas, não precisa ser só produzido nos EUA.
Um barril de petróleo crú tem volume de 42 galões ou aproximadamente 159 litros. O volume e a massa exatos dependem, é claro, das condições de pressão e temperatura.
As principais bolsas de commodities para os futuros do petróleo são a Intercontinental Exchange (ICE) para o Brent e a Bolsa Mercantil de Nova York (NYMEX) para o WTI.