Todos os anos, milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal por meio da Declaração do Imposto de Renda. Ao preencher o documento, o contribuinte informa quanto recebeu e quanto pagou em tributos.
Quando os valores pagos superam o que deveria ter sido recolhido, o cidadão tem direito à chamada restituição.
De acordo com a Receita Federal o pagamento do 1º lote da restituição do Imposto de Renda 2025 terá início no próximo dia 30 de maio.
A resposta é: sim, em partes. De acordo com as regras da Receita, quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou por receber a restituição via chave Pix está entre os grupos com prioridade no pagamento.
Idosos com 80 anos ou mais; Idosos entre 60 e 79 anos; Pessoas com deficiência ou moléstia grave; Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix.
A consulta ao primeiro lote estará disponível a partir de 23 de maio. Para verificar se você está incluído, acesse o site da Receita Federal, selecione “Meu Imposto de Renda” e clique em “Consultar a Restituição”.
Foi dada a largada para a declaração do imposto de renda 2025. Está pronto para acertar as contas com o Leão? Confira um guia completo do Imposto de Renda para facilitar o processo.