Pagamento por aproximação é seguro? Entenda como funciona a tecnologia

O pagamento por aproximação está se popularizando rapidamente no Brasil, com sua simplicidade e rapidez, sem utilizar senhas ou biometria nos valores mais baixos. Mas como funciona essa tecnologia? E ela é segura?

O pagamento por aproximação utiliza a tecnologia NFC (near field communication), presente em cartões de crédito, débito, smartwatches e celulares, que “conversam” com a maquininha, bastando ativar o sistema e aproximá-las.

O NFC funciona por radiofrequência, tal como dispositivos Bluetooth, mas seu alcance é muito menor, de até 10 cm. E isso tem tudo a ver com medidas de segurança.

Repare: se você aproximar seu cartão a poucos centímetros de distância do sensor o pagamento não se realiza. Outras medidas de segurança são criptografia e alta velocidade na troca de dados.

No entanto, existem riscos, principalmente se você tiver seus cartões ou celular furtados. Sem a necessidade de autenticação por senha, você pode ter um tremendo prejuízo e pode ser bem difícil conseguir um reembolso.

Crie então limites mais baixos (principalmente para o cartão de débito), atualize sempre seus apps e sistema operacional do celular, evite fazer pagamento por aproximação em qualquer lugar (ambulantes, por exemplo) e verifique sempre se o valor cobrado está correto.

2025 está chegando com um calendário repleto de feriados prolongados. Comece a programar suas folgas!

Confira o calendário