Que tal viajar sem precisar tirar dinheiro do bolso? Essa é a ideia da CVC Brasil (CVCB3) ao lançar para seus clientes a possibilidade de fazer o pagamento com o saldo da conta do FGTS do trabalhador, por meio da antecipação do saque-aniversário.
No entanto, como não existe “viagem grátis", a facilidade tem um custo de 1,99% ao mês, ou 26,67% ao ano, uma taxa que pode dobrar o valor contratado em até três anos.
A CVC foi a primeira agência de turismo a oferecer a modalidade de pagamento, em parceria com o Digio, o banco digital do Bradesco. Para a empresa, a ideia é aumentar sua base de clientes e sua taxa de conversão de vendas.
O saque-aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador sacar no mês do seu aniversário parte do valor disponível em sua conta do FGTS. Os bancos já oferecem a possibilidade de antecipação desse benefício e a CVC conseguiu direcionar esse serviço para a venda de viagens.
A modalidade de saque é anual. Com ela é possível antecipar de três até dez saques em operações com agentes financeiros, em um valor limitado a 70% do saldo do FGTS do trabalhador.
Segundo a CVC, a vantagem é que não há pagamento mensal, o desconto é feito diretamente no dia programado do saque-aniversário.
Na prática, o serviço funciona como um empréstimo consignado com base nos saques futuros, disponível para contas ativas e inativas do FGTS, e para quem está negativado no mercado.