Dólar em alta: é melhor comprar passagem aérea agora ou deixar para depois?
Quem está com planos de férias, intercâmbio ou viagem de negócios no exterior deve estar com os cabelos em pé com as recentes altas do dólar e a disparada no preço das passagens aéreas.
O câmbio afeta diretamente os custos da aviação, com alta nos combustíveis e encarecimento nos contratos de leasing, manutenção e compra de novas aeronaves.
No final, é sempre o viajante quem paga o pato, com algumas passagens ficando muito mais caras de uma semana para outra. Mas, enfim, é melhor comprar o bilhete agora ou deixar para depois?
Como o dólar é imprevisível e o câmbio muito sensível a falas de políticos (principalmente do presidente) e à sensação de risco, é complicado cravar como estará a cotação nos próximos meses.
No entanto, se você já tem data da viagem definida – principalmente no curto prazo –, o melhor talvez seja comprar agora, garantindo os melhores horários e preços disponíveis.
Se tem mais flexibilidade, planeje com máximo de antecipação, garimpando ofertas, simulando diferentes datas de embarque e buscando também datas menos procuradas (fora da alta temporada).