Tanto empresas privadas como públicas têm vagas de trabalho reservadas para os profissionais com deficiência, variando de 2% a 5% para as particulares com mais de 100 funcionários a 20% para os concursos públicos.
Os PCDs têm isenção de impostos (ICMS, IPI, IPVA) na compra de automóveis até um certo limite de valor. Este direito é válido de 3 em 3 anos. Além disso, têm à disposição vagas de estacionamento exclusivas.
Alguns estados e municípios têm leis que oferecem gratuidades, descontos e assentos especiais para os PCDs e acompanhantes, além de serviço especial de transporte porta a porta.
Cidadãos com doenças graves e incapacitantes podem ser isentas do IR para aposentadoria e pensão, desde que obtenha laudo pericial. Além disso, têm prioridade nos lotes de restituição.
Pessoas com deficiência de qualquer idade e de baixa renda têm direito ao benefício de prestação continuada, o BPC, equivalente a um salário mínimo.
Os PCDs também tem algumas condições especiais para obter aposentadoria, seja por invalidez ou por redução no tempo de contribuição ao INSS.