A restituição acontece quando uma pessoa paga mais imposto do que deveria e tem direito a receber esse valor de volta.
A Receita Federal iniciará os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 no dia 30 de maio, mesma data-limite para envio das declarações. Os valores serão liberados em cinco lotes mensais até setembro.
As regras deste ano confirmam que pessoas com deficiência continuam entre os grupos com prioridade no recebimento dos valores, ao lado de idosos e outros perfis definidos por lei.
Idosos com 80 anos ou mais; Idosos entre 60 e 79 anos; Pessoas com deficiência ou moléstia grave; Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix.
O contribuinte que enviou a declaração até o dia 9 de maio terá mais chances de entrar no primeiro lote de restituição. A Receita Federal confirmou que todos os documentos entregues até a data concorrerão ao lote inicial.
1º lote: 30 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 31 de julho; 4º lote: 29 de agosto; 5º lote: 30 de setembro.
A consulta ao primeiro lote estará disponível a partir de 23 de maio. Para verificar se você está incluído, acesse o site da Receita Federal, selecione “Meu Imposto de Renda” e clique em “Consultar a Restituição”.
Foi dada a largada para a declaração do imposto de renda 2025. Está pronto para acertar as contas com o Leão? Confira um guia completo do Imposto de Renda para facilitar o processo.