Petrobras (PETR3; PETR4): BTG recomenda compra após demissão de Prates

Os analistas do BTG Pactual mantiveram sua recomendação de compra para a Petrobras (PETR3; PETR4) mesmo após a troca no comando da empresa. Na última terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Jean Paul Prates do cargo de CEO e escolheu Magda Chambriard para comandar a companhia.

Na visão do BTG, a mudança é surpreendente e aumenta o risco de qualquer ingerência política na empresa, o que deve fazer as ações sofrerem na Bolsa. Para os analistas, a mudança pode ser motivada por alguma insatisfação por parte dos acionistas controladores com o ritmo de implantação de investimentos da empresa.

Os analistas lembram que a empresa decidiu reter os dividendos extraordinários em março para focar no crescimento e expansão. No entanto, a companhia aprovou o pagamento de 50% desse dividendo, o que na visão dos especialistas pode não ter agradado o governo que busca focar em crescimento ao invés de distribuição de dividendos.

Sobre a nova CEO, Magda Chambriard, o BTG vê o nome com bons olhos, pois a futura executiva tem uma sólida carreira no setor de petróleo e gás. A executiva começou a trabalhar na Petrobras na década de 1980, quando acumulou conhecimentos sobre todas as áreas de produção no Brasil.

Sendo assim, mesmo com o aumento da desconfiança do mercado, o BTG reitera a sua recomendação de compra para a Petrobras por acreditar que ainda há poucas evidências de que a empresa deixe de pagar dois dígitos de dividendos em 2024 e 2025.

Confira mais sobre o assunto na matéria completa do E-Investidor.

Saiba mais