Pets: 7 dicas para economizar com seu animal de estimação

Ter animais de estimação em casa pode ser um verdadeiro alívio para o estresse diário, além de melhorar o humor e ajudar as crianças a criarem responsabilidades. A desvantagem é que eles podem virar um ralo de dinheiro.

Sim, seu pet pode levá-lo a entrar em gastos inesperados e até dívidas, então confira sete dicas para economizar no dia-a-dia, manter a saúde do seu bichinho e não abrir um rombo no seu orçamento.

Alimentação correta

Ofereça uma ração equilibrada e no volume certo para evitar deficiências nutricionais e sobrepeso de seu pet. Comprar pacotes maiores e programas de pontos também podem aliviar a conta.

Exercícios regulares

Exercite seu cão na medida certa, com passeios diários e sem excessos. Lembre-se que algumas atividades devem estar de acordo com a idade e a raça de seu pet.

Ambiente limpo

Manter gaiolas, aquários, cantinhos para dormir e quintais limpos são essenciais para evitar a proliferação de parasitas, bactérias e fungos.

Vacina

Sempre converse com seu veterinário para manter a vacinação atualizada, assim como doses periódicas de vermífugos, quando assim indicados.

Banho e higiene

Consulte seu veterinário para saber a periodicidade dos banhos em seus pets. Isso depende muito de raça, ambiente e estilo de vida, mas excessos também podem ser prejudiciais.

Plano de saúde

Dependendo das circunstâncias, considere ter um plano de saúde veterinária. Há diversos tipos de cobertura (incluindo cirurgias), redes credenciadas, carências e serviços oferecidos, com diferentes valores.

Faça um orçamento

Faça um levantamento geral de gastos com alimentação, hoteizinhos, pet shops, acessórios, adestradores e saúde e entenda como isso impacta seu orçamento e suas despesas em outras áreas.

Pets e o IR