O abono salarial PIS/Pasep, um benefício muito aguardado por milhões de trabalhadores brasileiros, já tem data para começar a ser pago em 2025.
Cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; Quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2023; Ter recebido em média até dois salários mínimos; E que tenha os dados corretamente informados pelo empregador na Rais ou no e-Social.
Para calcular o valor do abono, o trabalhador deve multiplicar o número de meses trabalhados no ano de referência por 1/12 do valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento.
As plataformas digitais são as principais formas de consultar o Pis/Pasep, dentre as opções disponíveis, estão: Carteira de Trabalho Digital, CNIS, Aplicativo FGTS, Aplicativo Caixa Trabalhador, Telefone da Previdência Social, e o app do Meu INSS.
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um banco de dados mantido pelo governo que reúne informações sobre a vida laboral dos trabalhadores, incluindo o número do PIS/Pasep.
Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); Clique na opção “Cidadão”; No canto superior esquerdo do menu, clique em “Inscrição”; Selecione a opção “Filiado”;Informe o seu NIS e preencha os dados solicitados;Clique em “Continuar”.
Os pagamentos do benefício PIS/Pasep começam em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Os últimos a receber o dinheiro serão os nascidos em novembro e dezembro a partir de 15 de agosto.