O abono salarial PIS/Pasep, um benefício muito aguardado por milhões de trabalhadores brasileiros, já tem data para começar a ser pago em 2025.
Cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; Quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2023; Ter recebido em média até dois salários mínimos; E que tenha os dados corretamente informados pelo empregador na Rais ou no e-Social.
Para calcular o valor do abono, o trabalhador deve multiplicar o número de meses trabalhados no ano de referência por 1/12 do valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento.
As plataformas digitais são as principais formas de consultar o Pis/Pasep, dentre as opções disponíveis, estão: Carteira de Trabalho Digital, CNIS, Aplicativo FGTS, Aplicativo Caixa Trabalhador, Telefone da Previdência Social, e o app do Meu INSS.
Além dos aplicativos e sites que disponibilizam a consulta, é possível também consultar o número pelo telefone da Previdência Social.
Ligue para o número 135; Insira seu CPF no teclado do celular; Selecione a opção 3 – outros assuntos, ou disque 0 para falar com um atendente; Após isso, confirme seus dados e, em seguida, você receberá seu número do PIS.
Indivíduos empregados em empresas privadas recebem o benefício do PIS através da Caixa Econômica Federal. Por outro lado, os servidores públicos têm acesso aos recursos do Pasep mediante o Banco do Brasil.
Funcionários do setor privado recebem pela Caixa, enquanto servidores públicos acessam o PASEP pelo Banco do Brasil. As opções de saque incluem crédito automático em contas, retirada via aplicativo Caixa Tem, ou transferência para outros bancos.