Em 2025, os trabalhadores brasileiros poderão contar com diversas ferramentas para consultar o número do PIS/PASEP, benefício que funciona como um “14º salário” para os trabalhadores de baixa renda e é pago pela Caixa Econômica Federal.
As plataformas digitais são as principais formas de consultar o Pis/Pasep, dentre as opções disponíveis, estão: Carteira de Trabalho Digital, CNIS, Aplicativo FGTS, Aplicativo Caixa Trabalhador, Telefone da Previdência Social, e o app do Meu INSS.
O aplicativo é um canal de comunicação online com os cidadãos, oferecendo acesso rápido e prático a consultas, emissão de extratos e informações detalhadas sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Acesse a plataforma com seu CPF e senha; Clique na opção “Meu Cadastro”; Em seguida, visualize seus dados (incluindo o número do PIS).
O abono salarial é destinado a trabalhadores do setor privado que ganham até 2 anos mínimos e têm carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência. Além disso, o cadastro no programa deve ter pelo menos 5 anos, com informações atualizadas na Rais.
Indivíduos empregados em empresas privadas recebem o benefício do PIS através da Caixa Econômica Federal. Por outro lado, os servidores públicos têm acesso aos recursos do Pasep mediante o Banco do Brasil.
Funcionários do setor privado recebem pela Caixa, enquanto servidores públicos acessam o PASEP pelo Banco do Brasil. As opções de saque incluem crédito automático em contas, retirada via aplicativo Caixa Tem, ou transferência para outros bancos.