PIS/Pasep 2025: trabalhei um ano, vou receber quanto de abono?

PIS/Pasep

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2023 ocorrerá em 2025, beneficiando milhões de trabalhadores em todo o Brasil.

Quem tem direito ao PIS/Pasep em 2025?

O trabalhador deve: Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base; Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais; Estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos; Ter seus dados corretamente informados pelo empregador na RAIS.

Como é calculado o valor do PIS/Pasep?

Para calcular o valor do abono, o trabalhador deve multiplicar o número de meses trabalhados no ano de referência (2023) por 1/12 do valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento.

Quanto vou receber se trabalhei um ano inteiro?

Quem trabalhou durante os 12 meses de 2023 receberá o valor integral do abono, equivalente a um salário mínimo, no valor de R$ 1.518.

Matéria completa

Quando começam os pagamentos do PIS/Pasep 2025?

Os pagamentos do benefício começam em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Os últimos a receber o dinheiro serão os nascidos em novembro e dezembro, que terão acesso ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Pasep a partir de 15 de agosto.

Como será feito o pagamento?

Os trabalhadores vinculados ao PIS receberão o benefício por meio da Caixa Econômica Federal, enquanto aqueles ligados ao Programa de Formação do Pasep terão os valores depositados pelo Banco do Brasil.

Como sacar o saldo do PIS/Pasep?

Indivíduos empregados no setor privado têm diversas opções para efetuar o saque. Aqueles que possuem conta corrente, poupança ou conta digital na Caixa têm o valor creditado diretamente em sua conta da instituição. Já os beneficiários do Pasep devem acessar o site do Banco do Brasil para verificar se possuem algum abono pendente.

Matéria completa