PIS/Pasep 2025: tudo o que você precisa saber
Calendário de pagamentos, quem tem direito e 1 dica para usar o benefício de forma inteligente →
Calendário de pagamentos, quem tem direito e 1 dica para usar o benefício de forma inteligente →
O PIS/Pasep é um benefício anual para trabalhadores formais, com o objetivo de fornecer um suporte financeiro extra. Enquanto o PIS abrange empregados da iniciativa privada, o Pasep destina-se a servidores públicos.
Os trabalhadores com dúvidas sobre o recebimento do abono devem verificar se: (1) trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base e (2) receberam uma média de até 2 salários mínimos mensais.
Além disso, para ter direito ao PIS/Pasep, os trabalhadores precisam estar inscritos no programa há pelo menos 5 anos e com dados informados pelo empregador no RAIS/eSocial.
O calendário PIS/Pasep de 2025 estabelece que os pagamentos terão início em 17 de fevereiro e se estenderão até novembro. As datas estão relacionadas ao dia do nascimento do beneficiário.
O trabalhador pode retirar seu benefício do PIS na Caixa Econômica Federal e o Pasep no Banco do Brasil. Para realizar o saque, é necessário levar um documento de identidade e o número do NIS.
A partir de 2025, o governo planeja que trabalhadores com salário de até R$ 2.640 terão direito ao benefício e, nos anos seguintes, o valor será ajustado pela inflação.
A educadora financeira Carol Sange recomenda listar todas as despesas: “Fixas, variáveis e as dívidas, caso existam. Em seguida, defina objetivos claros para esse dinheiro”.
Consulte o calendário completo e planeje seu próximo passo!