Quando o Pix apresenta instabilidade, muitos consumidores ficam inseguros sobre como quitar contas e concluir pagamentos urgentes.
Um levantamento realizado pelo Banco Central mostrou que o Pix é uma das formas mais usadas para realizar pagamentos. No entanto, existem alternativas seguras e acessíveis para evitar atrasos nas faturas em casos de instabilidades.
Planejamento e informação são fundamentais nesses momentos, especialmente para quem precisa pagar boletos, fornecedores ou realizar transferências no mesmo dia. A seguir, veja três maneiras de quitar as faturas:
Essa modalidade não exige valor mínimo para envio e continua em pleno funcionamento mesmo quando o Pix enfrenta oscilações. Se a transferência for realizada até às 17h, o valor costuma cair na conta de destino no mesmo dia.
Muitos serviços permitem a emissão de boletos para pagamento via aplicativo bancário, casas lotéricas ou agências. Embora o processamento possa levar até um dia útil para compensação, essa alternativa é eficiente para contas com vencimento próximo.
Cartões de débito e crédito continuam sendo meios confiáveis, principalmente para pagamentos em estabelecimentos físicos ou online.