Milhões de aposentados ao redor do mundo estão enfrentando uma realidade surpreendente: depois de anos de contribuição e expectativa por uma vida tranquila, muitos se veem obrigados a retornar ao mercado de trabalho.
A combinação entre falta de planejamento financeiro, aumento da expectativa de vida e o alto custo de vida, que torna cada vez mais difícil sustentar uma aposentadoria longa e segura com as reservas acumuladas ao longo da carreira.
Planejar a aposentadoria vai muito além de guardar dinheiro mês a mês. Em um cenário econômico desafiador, com inflação crescente, e o aumento na expectativa de vida, cresce a importância de elaborar um plano de renda para os anos pós-carreira.
Sem um plano de como utilizar esses recursos ao longo do tempo, há risco de esgotamento precoce dos fundos. Ainda conforme a nota, não basta saber quanto você tem. É essencial entender como esse dinheiro será usado mês a mês, ano após ano.
Um plano de renda de aposentadoria eficiente responde a três questões básicas: 1. Quanto dinheiro será necessário?; 2. Quais serão as fontes dessa renda?; 3. Como garantir que ela dure o resto da vida?
A lógica é simples: quanto mais cedo você começa, menos esforço mensal será necessário e maior será o impacto dos juros ao longo do tempo. Veja três dicas para começar na matéria do E-Investidor.