Por que ouro é porto seguro em momentos de aversão ao risco?

Guerra Ucrânia-Rússia e escalada do conflito envolvendo Gaza, Israel e Irã. Em comum, além das questões humanitárias, há o temor sobre energia e petróleo, crise e inflação e uma commodity que dispara para os investidores se protegerem.

Nestes momentos de tensão geopolítica, um ativo se destaca como porto seguro de muitos investidores: o ouro.

Nos últimos dias, o metal teve seguidas altas, inclusive no patamar de suas máximas históricas, ultrapassando os US$ 2.400 a onça-troy (aproximadamente 31,1 gramas).

Em busca de proteção e diversificação de seus investimentos, bancos centrais, como o da China, alimentam suas reservas com a commodity, um movimento que se iniciou com o conflito no Leste Europeu.

O apetite chinês é impulsionado também pelos investidores do varejo, que possuem opções limitadas de ativos com liquidez internacional para colocar em suas carteiras.

Nestes momentos de turbulência e dúvidas, por ter um valor por si mesmo o ouro se sobressai inclusive sobre criptomoedas como o bitcoin, que caiu nos últimos dias.

Com perspectivas positivas, além de investir diretamente na commodity, o investidor pode considerar ativos como o fundo Trend Ouro, ações e BDRs da Aura Minerals (AURA33) e o ETF GOLD11.

Leia mais