Desde janeiro deste ano, os consumidores observaram um aumento de preço no valor da cartela do ovo. Em nota, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicou que os ovos de galinha subiram até 40% no atacado na Grande São Paulo
A disparada no preço do ovo está relacionada a dois principais motivos: a baixa oferta da proteína no mercado e alta demanda pelos consumidores.
De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2024 teve uma alta na produção de ovos de 10,5% entre janeiro e setembro, o que fez o preço diminuir.
Para controlar a oferta, os produtores diminuíram a quantidade produzida de ovos para o início do ano.
Em nota, o presidente da Abras disse que “o consumidor têm recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas.” Com o aumento do preço da carne, muitos estão recorrendo como alternativa ao ovo.