Na última sexta-feira (16), uma nova regra entrou em vigor e pode aliviar o bolso de milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Com a novidade, os trabalhadores com carteira assinada já podem transferir suas dívidas de crédito consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) de um banco para outro, com condições mais vantajosas.
O programa oferece crédito consignado privado para trabalhadores do setor formal, com taxas de juros bem inferiores às praticadas no mercado tradicional.
Enquanto o CDC comum pode chegar a juros mensais de 7% a 8%, o Crédito do Trabalhador tem taxas médias um pouco acima de 3% ao mês — em alguns casos, chegando a 1,6%.
Para solicitar a portabilidade é necessário verificar se o banco de destino oferece o novo consignado para CLT e fazer a solicitação de portabilidade diretamente pelos canais digitais (aplicativo ou site).
A portabilidade é vantajosa quando o trabalhador possui uma dívida com juros altos e deseja migrar para uma instituição que ofereça condições melhores.
Nesta fase, a portabilidade automática está disponível apenas para empréstimos consignados.