A corrida espacial ganhou um toque de alta costura. A Prada (PRDSY), icônica marca de moda, apresentou em parceria com a Axiom Space um traje espacial que será utilizado na missão Artemis III da NASA, prevista para 2026.
O traje, batizado de Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), foi desenvolvido para enfrentar as condições extremas da superfície lunar. A equipe da Prada aplicou técnicas avançadas de costura e engenharia têxtil, combinando conforto com desempenho.
Após o anúncio da novidade espacial, as ações da italiana Prada (PRDSY) fecharam a 13,63 USD, com uma alta de 0,08%, na última quarta-feira (16).
O setor aeroespacial tem atraído a atenção do mercado financeiro, com empresas privadas alcançando valores impressionantes. A SpaceX, estuda lançar uma nova oferta de ações, o que pode elevar sua avaliação para cerca de US$ 200 bilhões, ou mais de R$ 1 trilhão.
O AxEMU está na reta final de desenvolvimento pela Prada e pela Axiom Space e passará por uma revisão crítica em 2025. Segundo Russell Ralston, vice-presidente da Axiom Space, o traje precisa atender aos rigorosos padrões da NASA antes de ser aprovado para uso na Artemis III.