Privatização da Sabesp: minha conta de água vai ficar mais cara?
O longo e tão aguardado processo de privatização da Sabesp (SBSP3) – a companhia de água e saneamento básico de São Paulo – está chegando aos seus capítulos finais.
Para o governador Tarcísio de Freitas o “último passo” a ser dado é uma reunião onde os 375 municípios atendidos pela Sabesp formalizam novo contrato de concessão para continuar os trâmites da desestatização.
Mas, enquanto os investidores estão animados com as possibilidades do negócio, como ficam os 12,9 milhões de clientes da companhia? Afinal, minha conta de água ficará mais cara?
Consultores ouvidos pelo E-Investidor apontam que, baseado em históricos, tarifas de serviços públicos tiveram aumentos após privatizações.
No entanto, o governo do estado prevê a criação de um fundo com a venda de suas ações e estes recursos serão usados para reduzir tarifas e atender investimentos de R$ 66 bilhões até 2029 .
Para os especialistas, antes de cravar se haverá aumentos é necessário observar eventuais alterações nos contratos de concessões e na própria regulamentação do processo.