Comece 2025 no azul: conheça 5 programas de renegociação de dívidas

O fim do ano está se aproximando e muita gente está com contas em aberto e corre o risco de terminar 2024 com dívidas. Mas sabia que é possível renegociar boa parte destes débitos?

Há programas dos governos estaduais e federal para quitar atrasos com impostos, além de iniciativas de companhias privadas e bancos. Ou seja, há sempre uma forma de zerar as dívidas e começar 2025 no azul. Conheça algumas delas.

Acordo Paulista (SP)

O governo de São Paulo oferece a possibilidade de saldar dívidas do ICMS e IPVA até 20 de dezembro de 2024 com 100% de desconto em multas e juros e parcelamento em até 60 vezes.

Desenrola Fies

É um programa federal que oferece condições especiais para os formados com dívidas estudantis saldarem seus saldos com o Fies. Os descontos podem chegar a 99% e o prazo é 31 de dezembro de 2024.

Refis

Alguns estados como Ceará, Paraná e Santa Catarina oferecem programas de recuperação fiscal (refis), com descontos bem interessantes. Goiás, por exemplo, ainda está com prazo aberto para saldar impostos até 27/10.

Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

É uma iniciativa periódica da Febraban e do Banco Central para quem está no negativo para cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e empréstimo pessoal. As dívidas podem ser negociadas diretamente com os bancos.

Desenrola Brasil

É uma iniciativa federal de renegociação de dívidas com centenas de bancos, empresas e instituições financeiras, permitindo negociar prazos e descontos. O programa para 2024 já se encerrou.