O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou, recentemente, cerca de quatro milhões de beneficiários, como aposentados e pensionistas, que precisam atualizar a prova de vida.
Quem foi notificado é porque a prova de vida ainda não foi concluída por automatização. Após receber a notificação, o prazo para regularizar a situação é de 30 dias e existem diversas formas para realizar o procedimento. Veja a seguir:
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login com seus dados de acesso e siga as instruções para o reconhecimento facial.
Se preferir resolver pelo banco, verifique se sua instituição financeira oferece a prova de vida pelo aplicativo ou site oficial. Normalmente, basta acessar a área de benefícios e seguir as orientações do banco para concluir o procedimento digitalmente.
Para o atendimento presencial é possível ir até a agência bancária responsável pelo pagamento do benefício, apresentar um documento oficial com foto e informar ao atendente que deseja realizar a prova de vida.
A prova de vida é obrigatória e deve ser feita anualmente por aposentadorias, pensões e auxílios de longa duração, além de ser feita dentro do tempo estipulado pelo INSS para cada beneficiário.