om o aumento das tarifas de energia, a conta de luz tem sido uma preocupação crescente nas finanças das famílias brasileiras, especialmente com o uso constante de eletrodomésticos que, mesmo sem serem utilizados, continuam consumindo eletricidade.
Um estudo recente da National Energy Action revelou que o chuveiro elétrico, usado exclusivamente nas residências, é o principal responsável pelo aumento na conta de luz, superando até mesmo outros aparelhos de uso elétrico, como uma geladeira e uma máquina de lavar.
Além disso, outros eletrodomésticos se destacam como maiores consumidores, sendo eles: Ar-condicionado, Microondas, Geladeira, Máquina de lavar roupas, Televisão, Computador, Lâmpadas incandescentes e Carregadores de celular e notebook.
“Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso é uma forma eficaz de reduzir o consumo, já que muitos dispositivos continuam consumindo energia mesmo em modo stand-by, representando até 11% da conta”, afirma Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN).
Para reduzir ainda mais o valor da conta de luz, adotar pequenas mudanças no dia a dia pode fazer uma grande diferença.