Conseguir um financiamento imobiliário é o sonho de muitos. Mas para ter seu pedido aprovado, é importante entender quais são os diferentes tipos de financiamento imobiliário no Brasil e qual deles é o melhor para você solicitar. Confira 4 tipos:
Bastante popular entre famílias de baixa renda, os programas habitacionais, como o programa Minha Casa, Minha Vida, oferecem condições facilitadas, com juros mais baixos e prazos longos. O valor do imóvel e as condições variam de acordo com a renda familiar.
O SFH é a modalidade mais comum no país e oferecida pelo governo federal para famílias de renda média e baixa. O SFH utiliza recursos do FGTS e do SBPE, com um limite máximo de valor para o imóvel financiado, que varia de acordo com a região.
A taxa de juros no SFH é de 12% ao ano e o financiamento pode ser de até 80% do valor total do imóvel.
O SFI oferece imóveis com valores acima do limite estabelecido pelo SFH, sendo uma alternativa para pessoas de renda mais alta, que buscam um imóveis sem um limite de valor.
As condições são flexíveis, as taxas de juros são negociadas diretamente com o banco. O uso do FGTS não é permitido.
Muitas construtoras oferecem o financiamento direto, sem a intermediação de um banco. Nesse tipo, o cliente paga diretamente à construtora e as condições são negociadas entre as partes. Apesar de menos burocrático, as taxas de juros podem ser mais altas.