A restituição do Imposto de Renda ocorre quando o contribuinte paga mais tributos do que o devido. Neste caso, a Receita Federal devolve a diferença ao cidadão.
Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda 2025 e ficou de fora dos três primeiros lotes, pode se preparar: a partir de 22 de agosto, será possível verificar se você está entre os contribuintes incluídos no 4º lote de pagamentos ou não.
Para verificar basta acessar o site da Receita Federal, informar o número do CPF, a data de nascimento e preencher um código de segurança. Em poucos segundos, você saberá se está entre os contemplados do próximo lote.
A prioridade é dada a idosos com 60 anos ou mais, portadores de deficiência ou doenças graves, e em seguida, aos contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou utilizaram a chave Pix para restituição.
A restituição do IR 2025 será paga em cinco etapas. Três já foram concluídas. Veja as próximas: 4º lote: 29 de agosto; 5º e último lote: 30 de setembro.
Se sua restituição ainda não saiu, verifique se há pendências ou inconsistências na sua declaração. Isso pode indicar que seu CPF está na malha fina, o que impede o pagamento até a sua devida regularização.