O 13º salário é um alívio esperado por milhões de aposentados e pensionistas do INSS todos os anos. Em 2025, o governo federal decidiu antecipar o pagamento do abono anual, dividindo o valor em duas parcelas.
O 13º é um valor extra pago a beneficiários da Previdência Social com base no valor mensal do benefício. Quem já recebia há mais tempo teve direito ao valor integral, enquanto os novos aposentados ou pensionistas receberam de forma proporcional.
A primeira metade correspondeu a 50% do valor, enquanto a segunda completou o total do benefício.
Segundo o Gov, os pagamentos ocorreram entre os meses de abril e junho, em dois momentos distintos. A primeira parcela foi creditada entre 24 de abril e 8 de maio.
Trabalhadores formais com carteira assinada, que devem receber a primeira parte até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro; Aposentados por regimes próprios, como estaduais, e os que passaram a contribuir para o INSS após maio.
Apesar de o 13º salário ser um direito garantido à maioria dos trabalhadores formais e aposentados no Brasil, existem grupos de beneficiários da Previdência Social que não têm acesso a esse pagamento extra no fim do ano. Confira quem na matéria do E-Investidor.