O microchip para cães ou gatos é essencial para a identificação individual do animal. O dispositivo serve para extrair informações como raça, nome, idade, histórico de doenças e até mesmo os dados do tutor.
O microchip é lido para emissão do documento, para o embarque do animal para viagens internacionais e para o seu desembarque no território brasileiro.
O valor da instalação pode variar de acordo com a clínica e a região. Os valores apresentados são apenas uma estimativa e costumam ficar entre R$ 150 e R$ 200.
Sim! As informações podem ser acessadas por veterinários que tenham um leitor apropriado, oferecendo assim, registros de vacinas e medicações, por exemplo.
É possível instalar o microchip no seu pet por meio do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas), do governo federal.
Ele oferece apoio à castração e à implantação dos dispositivos para identificação individual dos animais. Além disso, o governo lançou o SinPatinhas, que oferece o registro de cães e gatos de forma gratuita.