As constantes altas na conta de luz levaram muitas famílias a buscar maneiras de reduzir o consumo de energia em casa. Esse desafio se tornou ainda mais evidente com o crescimento do home office, que trouxe o computador para o centro da rotina doméstica.
Antes restrito aos escritórios ou a momentos de lazer, o computador agora funciona por várias horas ao dia em muitas residências, influenciando nos gastos com energia elétrica.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um computador é composto por diferentes equipamentos, cada um com sua potência média.
Micro (CPU – Unidade Central): 40 a 60 W; Monitor: 80 a 90 W; Impressora: 70 a 80 W; Scanner: 50 W; e CPU + vídeo (sem impressora): 120 a 150 W.
Para calcular o consumo total, é necessário somar as potências dos aparelhos utilizados e multiplicar pelo tempo de uso diário.
Consumo (kWh) = Potência do equipamento (kW) x Tempo de uso diário (horas).
Por exemplo, se um computador (CPU + monitor) com uma potência total de 150 W (0,15 kW), é utilizado por 6 horas por dia. O cálculo seria realizado da seguinte maneira: Consumo diário = 0,15 kW x 6 horas = 0,9 kWh.
Para saber o kWh gasto mensalmente com o equipamento é necessário multiplicar o consumo diária pelos 30 dias.
Para saber o valor em reais basta multiplicar o consumo mensal em kWh pelo preço do kWh de sua região para obter o custo mensal que vem na sua conta de luz.
A energia elétrica é um dos principais custos nas residências brasileiras, e os eletrodomésticos desempenham um grande papel nesse cenário. Descubra como calcular o consumo de energia de cada eletrodoméstico.