Na noite de segunda-feira (23), a Vale (VALE3) anunciou que seu conselho de administração escolheu de forma unânime o atual diretor financeiro, Gustavo Pimenta, para ser o CEO da companhia.
Com a nomeação de Gustavo, que deve ocupar o lugar de Eduardo Bartolomeu, em 1º de janeiro de 2025, investidores e analistas querem saber mais sobre quem é o futuro presidente. Ele é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em finanças e economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Pimenta ingressou na Vale em 2021, após passagens pela empresa de energia AES e pelo Citigroup. A seleção dele para o cargo foi resultado de uma análise de uma lista com 15 candidatos, fornecida pela consultoria internacional Russell Reynolds, contratada pela Vale.
Entre os desafios imediatos de Pimenta estão a conclusão do acordo de reparação às vítimas do desastre de Mariana (MG), que tem sido fonte de tensões com o governo. Ele assume a Vale em um momento difícil para o mercado de minério de ferro, que registrou uma queda de um terço em seu valor neste ano.
Para o futuro, a Vale planeja expandir suas operações em metais básicos, concentrando-se na mineração de matérias-primas como cobre e níquel, essenciais para a transição energética.