Quem é Gabriel Galípolo, que deve ser nomeado presidente do BC?
Entre infindáveis atritos entre Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um nome começa a se fortalecer para comandar em breve o BC.
Gabriel Galípolo seria um dos nomes na lista do petista para que a autoridade monetária alinhe mais a curva de juros à política desenvolvimentista do governo. Mas como ele se tornou o favorito ao cargo?
Nascido em São Paulo em 1982, Galípolo é formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, onde também realizou seu mestrado em Economia Política.
Além de professor na mesma instituição, o economista ocupou cargos na administração pública do estado de SP, nas secretarias de Transporte e Economia e Planejamento, e no Ministério da Fazenda sob Fernando Haddad.
Galípolo também foi presidente do Banco Fator, onde envolveu-se em questões como PPPs (parcerias público-privadas) e processos de privatização de estatais com Cedae, CESP e MSGás.
O economista é um defensor da participação do Estado em certos setores da economia, um contraponto ao perfil de Campos Neto, que assumiu o BC indicado por Jair Bolsonaro.
Galípolo assumiu a diretoria de política monetária do BC em 2023 sob indicação de Lula. Se assumir a instituição em 2025, terá que se equilibrar entre o combate à inflação e a redução da Selic tão desejada pelo petista.