A restituição do Imposto de Renda ocorre quando o contribuinte paga mais tributos do que o devido. Neste caso, a Receita Federal devolve a diferença ao cidadão.
Contribuintes que ainda não receberam a restituição do Imposto de Renda 2025 terão uma nova chance muito em breve. A partir do dia 22 de agosto, a Receita Federal libera a consulta ao quarto lote de pagamentos.
Idosos com mais de 80 anos, contribuintes com mais de 60, pessoas com deficiência ou doenças graves e aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério. Após esse grupo receber, a restituição segue para os demais contribuintes.
Para saber se você está entre os contemplados, é necessário acessar o site da Receita Federal e informar o número do CPF e a data de nascimento. O sistema mostrará se há valores a receber, caso você esteja incluído no lote.
Caso seu nome ainda não apareça entre os beneficiados, pode ser que sua declaração esteja retida na malha fina. A recomendação é acessar o portal e-CAC e conferir possíveis pendências. Corrigir erros rapidamente pode garantir a liberação do valor nos próximos lotes.