O Governo Federal lançou o programa Gás do Povo, uma política pública que oferece gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda, com o objetivo de reduzir os impactos da inflação sobre itens essenciais e garantir dignidade a essas famílias.
O programa é voltado para famílias que estão registradas no CadÚnico e possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 759 em 2025.
Já os atuais beneficiários do Auxílio Gás continuarão recebendo o valor normalmente até a transição completa para o novo modelo.
No novo modelo, o auxílio em dinheiro deixa de existir e cada família passará a retirar o botijão de gás diretamente nos pontos de venda autorizados pelo governo federal.
O Gás do Povo começou a ser implementado oficialmente em setembro de 2025 e deve estar completamente operacional até o primeiro trimestre do próximo ano (2026).
Após a confirmação do benefício, os contemplados poderão retirar o botijão de gás em revendas autorizadas, apresentando um vale eletrônico disponível no aplicativo do Gás do Povo.