Com as altas temperaturas, a busca por soluções para refrescar os ambientes cresce significativamente. Em meio a esse cenário, uma inovação pode revolucionar o mercado, oferecendo uma alternativa ao ar-condicionado com um consumo de energia até 5 vezes menor.
Desenvolvida pela startup francesa Caeli Energie, a tecnologia utiliza um sistema de resfriamento adiabático, ou seja, o aparelho utiliza o resfriamento do ponto de orvalho e a evaporação da água para climatizar ambientes, tornando-a uma opção mais econômica.
Seu coeficiente de desempenho é até quatro vezes superior ao dos modelos tradicionais de um ar-condicionado, possibilitando o resfriamento eficiente de espaços entre 20 e 40 metros quadrados.
Além disso, o sistema reduz em até 80% as emissões de carbono em comparação com os aparelhos convencionais.
O valor do aparelho da Caeli varia entre 2.500 e 3.000 euros (entre R$ 14 mil a R$ 18 mil), já com a instalação. Apesar de ser mais caro que a maioria dos ar-condicionados, a economia gerada na conta de luz compensa o investimento inicial ao longo do tempo.
Aproveitando a ventilação natural; Usando cortinas e persianas; Utilizando lâmpadas LED; Melhorando o posicionamento de ventiladores; Refrescando o ambiente com umidificadores ou bacias d’água.