Quer se aposentar mais cedo? Confira se sua profissão está na lista

Por Jéssica Anjos

Aposentadoria adiantada

Profissionais que enfrentam ambientes perigosos ou insalubres no exercício de suas atividades têm direito a se aposentar antes da idade mínima convencional.

Como funciona?

A concessão desse benefício depende do grau de periculosidade ou insalubridade da função. Dependendo da atividade, o tempo exigido de contribuição varia entre 15, 20 e 25 anos, e a aposentadoria pode ser solicitada a partir dos 55 anos de idade.

Quais são as regras da aposentadoria especial?

O critério estabelecido é o seguinte: 15 anos de atividade especial: idade mínima de 55 anos; 20 anos de atividade especial: idade mínima de 58 anos; 25 anos de atividade especial: idade mínima de 60 anos.

Leia mais

Profissões de risco alto (15 anos de contribuição)

Britador; Carregador de Rochas; Cavoqueiro; Choqueiro; Mineiros no subsolo; Operador de britadeira de rocha subterrânea; Perfurador de Rochas em Cavernas.

Profissões de risco médio (20 anos de contribuição)

Extrator de Fósforo Branco; Extrator de Mercúrio; Fabricante de Tinta; Fundidor de Chumbo; Laminador de Chumbo; Moldador de Chumbo; Trabalhador em Túnel ou Galeria Alagada; Trabalhadores permanentes em locais de subsolo, afastados das frentes de trabalho; Carregador de Explosivos; Encarregado de Fogo.

Leia mais

Profissões de risco baixo (25 anos de contribuição)

Aeroviário; Aeroviário de Serviço de Pista; Auxiliar de Enfermeiro; Auxiliar de Tinturaria; Auxiliares ou Serviços Gerais; Bombeiro; Cirurgião; Dentista; Eletricista (acima 250 volts); Enfermeiro; Engenheiros Químicos, Metalúrgicos e de Minas; Escafandrista; Estivador…

Profissões de risco baixo (25 anos de contribuição)

Foguista; Químicos Industriais; Toxicologistas; Gráfico; Jornalista; Maquinista de Trem; Médico; Mergulhador; Metalúrgico; Mineiros de superfície; Motorista de ônibus; Motorista de caminhão (acima de 4000 toneladas); Técnico em laboratórios de análise e laboratórios químicos…

Profissões de risco baixo (25 anos de contribuição)

Técnico de radioatividade; Trabalhadores em extração de petróleo; Transporte ferroviário; Transporte urbano e rodoviários; Operador de Caldeira; Operador de Raios-X; Operador de Câmara Frigorífica; Pescadores; Perfurador; Pintor de Pistola; Professor…

Profissões de risco baixo (25 anos de contribuição)

Recepcionista; Soldador; Supervisores e Fiscais de áreas com ambiente insalubre; Tintureiro; Torneiro Mecânico Trabalhador de Construção Civil (Grandes Obras – apartamentos acima de 8 andares); Vigia Armado.

Como solicitar o benefício?

O pedido pode ser feito online pelo portal Meu INSS. O segurado deve selecionar a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” e anexar os documentos necessários.

Leia mais