Com a chegada do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025, muitos aposentados e pensionistas do INSS têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de informar seus rendimentos.
A declaração do Imposto de Renda atinge idosos que, ao longo de 2024, receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00. Esse valor inclui aposentadorias, pensões, salários, alugueis e outros rendimentos sujeitos à tributação.
Uma das dúvidas mais comuns entre os aposentados e pensionistas pode envolver a isenção adicional para quem tem 65 anos ou mais.
A declaração pode ser feita pelo computador ou pelo celular. É preciso ter em mãos: Informe de rendimentos do INSS; Comprovantes de outros rendimentos; Documentos pessoais; Comprovante de residência; Despesas médicas e deduções (se houver).
Mesmo aposentados isentos precisam informar seus dados no IR para evitar cair na malha fina. Deixar de declarar, quando houver obrigatoriedade, pode gerar multa, restrições e bloqueios no CPF.
Foi dada a largada para a declaração do imposto de renda 2025. Está pronto para acertar as contas com o Leão? Confira um guia completo do Imposto de Renda para facilitar o processo.